September 1, 2023
Thiago&Rafinha encontro com FT1: Gostamos muito dos resultados!

Thiago e Rafinha compartilham com a gente como eles atualizaram seu projeto usando FT1, melhorando seu fluxo de trabalho e fazendo ele mais dinãmico: “Ele é muito prático… é bem poderoso, bem grande na nossa música! A gente vai continuar explorando ele aqui. Parece ser algo bem legal de usar e é algo que vai agregar bastante qualidade e peso nos sons.”

- Salve rapaziada! Tô aqui no estúdio com o Rafinha. A gente vai falar um pouco sobre um equipamento que a gente recebeu aí pra fazer uns testes, o Freqport. Se trata de um analógico, saturador analógico de válvula, né Rafinha?

- Sim, ele é meio digital pelo fato de que consegue conectar direto no computador, via USB, e ele já faz essa conversão de digital para analógico, e depois, de analógico para digital. Então tu não precisa usar nenhuma entrada e saída da tua placa de som, mas ele é o sinal completamente analógico, passa por quatro válvulas. 

E ai a gente fez alguns testes aqui, gostamos bastante! Adiciona bastante harmônico, dá uma característica diferente dos plugins. Eu acho a gente nunca tinha escutado a válvula, tá sendo uma coisa nova pra gente! 

- É uma coisa nova pra gente, exatamente.

- Mas legal assim, gostei bastante dos resultados. Trouxe bastante harmônico, a gente testou no kick bass. Ficou bem legal!

- O interessante é que da pra usar ao mesmo tempo em dois canais por ser quatro válvulas, duas pra cada lado. Então da pra usar em dois synths diferentes, dois canais diferentes. Isso é bem importante porque ajuda no workflow. E agora a gente vai mostrar um pouco do resultado que a gente obteve com ele na nossa música, a gente tá fazendo uma música nova! E então vamos la. 

- Aqui tá o projeto da track! A gente usou primeiramente no kickbass a válvula 12AT7:

eA válvula do lado direitocom 3 de drive, menos quinze no harmônico, aqui dá pra ver que ele muda a quantidade de harmônico. Então a gente colocou um pouco mais no segundo harmônico, fazendo essa escadinha aqui de harmônico, e deu um resultado bem legal.

- A gente vai mostrar o by-pass aqui, e como ficou antes e depois. Mas a gente já conseguiu sentir que ele puxou bastante os harmônicos, principalmente dos médios, tirou o kickbass mais pra fora, deu também uma suavizada nos agudos, sem tirar a presença do kickbass. 

Isso tudo a mesma comparação no mesmo RMS, mesmo volume dos subs. Dá pra ver que ele ficou mais tight, mais agressivo, mais na cara mais sem ficar forçado, então tá bem natural. Cresceu bastante,  fica tão suave quanto nos agudos, fica mais presente, não fica um agudo agressivo.

- Um outro elemento da track que a gente usou, a gente acabou usando agora as válvulas da esquerda, que é a válvula E83CC: 

A gente usou num arpejo da nossa track. A gente sentiu que deu uma suavizada legal nos agudos, os agudos estavam muito, muito crash. Ele deu uma suavizada, os agudos ficaram mais bonitos, mais gostosos de escutar, e também deixou o synth mais na cara, os médios mais limpos e mais na cara. Então deu uma equilibrada né, o arpejo no geral, as frequências ficaram mais equilibradas, e deixou ele mais na cara.

- Então nossas considerações finais, é um analógico muito bom! Ele é muito prático, a forma de conexão é muito prática. Ele é bem poderoso, bem grande na nossa música! 

Nos synths que a gente usou a gente testou em poucas coisas, mas as poucas coisas que a gente testou a gente gostou bastante.

- Eu gostei bastante! Eu nunca tinha escutado válvula, achei bem legal. Deu pra ver que trás bastante harmônico, traz bastante peso nos médios graves, ali nos médios. Ajudou bastante nesses dois casos que a gente usou, tava bom e quando a gente usou melhorou! Isso é um sinal de que ele é realmente eficiente. Eu acho que tem várias formas de usar. 

É bem interessante! Tem o filtro, tu consegue saturar só os agudos e usar eles. Tem um mix, então tu consegue usar só um pouco dessa saturação, saturar só os graves e usar só um pouco dessa saturação também, ou só os médios. Então tem uma série de formas de usar ele, eu acho muito interessante.

A gente vai continuar explorando ele aqui. Parece ser algo bem legal de usar e é algo que vai agregar bastante qualidade e peso nos sons.

- Uma coisa interessante também que a gente não comentou e que ele tem 8 knobs, a gente pode tar mapeando qualquer um dos parâmetros do synth e poder fazer automações; como o filtro dele é muito bom, dá pra fazer automações de filtro abrindo e fechando. Isso é interessante! Fazer um filtro com analógico de válvula junto com uma saturação já da um peso e uma gordura pro som. Isso é bem legal de se destacar. A parada veio pra revolucionar esse mercado dos analógicos.

- É isso aí mesmo! Quando o Thiago me falou eu não conhecia nada ainda que era desse jeito, que fazia esse loop back sem cabo analógico. Tu só liga o USB nele, instala um software bem simples, abre com um plugin, e ele faz todo esse serviço. Achei muito legal e com certeza vai ser algo que mais e mais a gente vai ver! Coisas do futuro vindo desse jeito, eu acho que é um caminho a se trilhar. Tá bem visível isso.


Video used with permission. Copyright @GroundBass & @basscannonmusic